sábado, 30 de junho de 2012

Bruxelas: Um Choque!

Já se passaram 11 dias de viagem e só escrevi sobre um lugar. Os dias aqui são longos, acordamos cedo e aproveitamos até o último raio de sol que é mais ou menos às 22h, exausta acabo por não postar no blog. 

De Luxemburgo para Bruxelas foi 3h viajando de trem. O mesmo parou em várias estações, cidadezinhas do pequeno país Luxemburgo. Foi uma viagem gostosa. 

Desembarcamos na estação Bruxelas Midi. Ao sair da estação o primeiro choque: sujeira, poluição, barulho, muita gente, carros buzinando, prédios altos, simplificando: metrópole. Eu sei que essa é a minha realidade, mas antes eu estava numa pequena e perfeita cidade de faz de conta. Por dois dias esqueci que tudo isso é normal e existe. 

Pegamos metro até o hostel e ao sair da estação fomos pro lado contrário. Andamos um tanto a mais até paramos num hotel e pedir informação. O Hostel era do lado do metro, tivemos que voltar todo o caminho feito. Passado esse erro bobo chegamos bem. 

Decidimos ir ver a Grand Place iluminada já que era noite. A recepcionista nos deu um mapa e nos indicou o caminho seguro, falou que seria uns 20min caminhando. Caminho seguro? Segundo choque! Sinal que poderia haver surpresas em Bruxelas. 

Não desistimos, seguimos o tal caminho seguro. Poucas pessoas na rua, isso até chegarmos na Grand Place. Parece que todos jovens lá estavam. No centro do largo todos sentados no chão, bebendo, falando alto. O cheiro da erva danada marcava presença. Os prédios estavam pouco iluminados para nossa decepção. 
Grand Place a noite

Saímos em busca de algo pra comer, sentamos num bar grego. Detalhe: nessa rua havia pelo menos uns 8 bares gregos. Batata frita, uma carne desfiada com um molho, um chopp e uma tônica: nosso pedido. Ficamos observando o movimento, as pessoas. Todos animados, mas sem controle. Muitos bêbados caindo pelas tabelas. Não gostei do que vi. Era cedo, inicio da noite, porque esse exagero?

No dia seguinte acordamos cedo e fomos ao Atomium, a Torre Eiffel belga. Ela é composta por 9 bolas de metal e foi construída em 1958 quando as pessoas acreditavam que a energia atômica salvaria o mundo. 
Atomium

No mesmo complexo está o Mini Europe. Um parque com maquetes dos principais monumentos europeus. Todos muito bem feito, uma viagem pela europa. 


Mini Europe

Almoçamos no complexo e a tarde fomos ao Comics Museum. Os smurfs e Tintin são desenhos belgas. O museu mostra a história dos quadrinhos e dos artistas do país. Muito interessante e divertido o local. Tem uma lojinha que dá vontade de comprar todos os livros, bonecos e mimos. 

Comics Museum


Lojinha do Comics Museum

Do museu partimos para a Grand Place. Muito próxima a ela ha muitas ruas com guloseimas, chocolates, souvenirs. Tentações e mais tentações. 




A Grote Mark/Grand Place é o ponto turístico no coração de Bruxelas. Nela há o Town Hall do século XV (reconstruído em 1695 após o bombardeio francês). Do outro lado da praça está o City Museum, com o guarda roupa do Manneken Pis, famosa estátua da cidade e outros famosos como Elvis e Mandela. A Camara Municipal, de estilo gótico, está decorada por 294 estátuas do século XIX, em cima da torre está a estátua de São Miguel, patrono da cidade. 
S.Miguel

Grand Place

Grand Place

Grand Place

Depois de um tempo na praça, que é bem mais agradável sob a luz do dia, era hora de conhecer o famoso símbolo nacional belga: o Manneken Pis. O manequinho, mascote do botafogo, foi inspirado nele. A estátua é minúscula, fiquei um pouco decepcionada. 
Manneken Pis - Original

E em grande escala! hehe

Terminado os pontos turísticos do dia voltamos pro hostel. No caminho fotos da arquitetura da cidade e uma parada no Palais Royal. 


Palais Royal

No próximo post mais informações sobre a cidade e pontos turísticos. 
Ao final do dia o choque já havia choque passado: Bruxelas é interessante sim! 

Até breve!

Um comentário: